Autor: Carlos Amante - 17/11/2020 15h10

Peixes no controle estratégico de larvas do Aedes aegypti




O Aedes aegypti, é um mosquito doméstico, vive dentro e ao redor das residências, possuem hábitos diurnos, alimenta-se do sangue humano e de animais. Porém, tem predileção pelo sangue humano. A reprodução começa a partir da postura de ovos em águas paradas, fossas abertas, ou qualquer outro tipo de reservatórios disponíveis, é aí que entra os peixes no controle estratégico de larvas em reservatório maiores.

A Dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Devido às fortes dores nas articulações, os chamavam de doença do quebra ossos. Além de Dengue, o Aedes, também transmite, Zika vírus, Chikungunya, é também potencial transmissor de Febre Amarela urbana.

Os cuidados com a limpeza dos quintais e com lixos, águas paradas, são estratégias importantes para combater estas doenças e evitar os criadouros de mosquitos. Não havendo criadouros, não haverá proliferações da espécime. Consequentemente, não haverá doenças. É uma equação simples de resolver. Aedes aegypti, se combate com inteligência, cuidados e ações de vigilâncias e saneamentos continuados.

Carlos Amante



COLUNAS RELACIONADAS