Publicidade
Autor: O globo - 13/06/2017 19h31

Projeto no Senado prevê que servidor público possa ser demitido por mau desempenho

Funcionários seriam avaliados a cada seis meses


Reprodução / Facebook Proposta, se aprovada, valerá para servidores públicos municipais, estaduais e federais

Um projeto em análise no Senado prevê que servidores públicos possam perder seus cargos caso tenham mau desempenho no trabalho. A proposta foi apresentada pela senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE).

Se aprovada, a medida vai abranger servidores públicos municipais, estaduais e federais, que terão seu desempenho aferido a cada seis meses.

De acordo com a ementa, se o profissional receber nota inferior a 30% da pontuação máxima, por quatro avaliações consecutivas, será exonerado. Aquele que tiver desempenho inferior a 50%, em cinco das últimas dez avaliações, também perderá o cargo. O afastamento ocorreria somente após processo administrativo.

Nestes casos, os servidores poderão pedir revisão de notas e apresentar recurso na instituição onde trabalham, segundo a proposta.

A matéria será analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Em seguida, caso seja aprovada, poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados.

Até as 18h30 desta terça-feira, 18.483 pessoas já haviam se posicionado sobre o projeto de lei, via consulta pública on-line, sendo que 10.472 votaram a favor da ementa.


NOTÍCIAS RELACIONADAS