Autor: Gazeta Central - 31/08/2017 20h45

Ouro Preto: Embrapa Rondônia realiza curso sobre cultura do café

O curso teve a participação de 54 alunos e professores do IFRO de Ariquemes.


Foto: Salatiel Carneiro

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), através do Campo Experimental da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, realizou nesta última quarta-feira (30) um curso para os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus do município de Ariquemes.

O curso, relacionado à cultura de café, teve um total de 8h, tendo como parte teórica o preparo do solo, adubação, plantio, manejo, colheita e pós-colheita, finalizando com a parte prática no campo.

A visita foi constituída por 54 alunos e professores, sendo um dos professores o ex-pesquisador da Embrapa Rondônia, Antônio Neri A. Rodrigues. Os alunos do IFRO são concluintes do curso de Técnico em Agropecuária.

O encontro contou com as palestras do técnico agrícola Gilvan de Oliveira Ferro e do engenheiro agrônomo João Maria Diocleciano.

Café em Rondônia

Foto: João Maria Diocleciano

O estado de Rondônia vem crescendo e melhorando os meios de cultivo de café, tendo um aumento de 99,8% de sua produção e uma redução de 42,9% da área plantada, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estado é o segundo maior produtor de café conilon e o quinto maior produtor de café do país.

Estimativas indicam que entre 10 a 15% da produção estadual sejam consumidos localmente, por meio da formação de blends (misturas) com o arábica proveniente de outros estados (Revista Cafés de Rondônia).

Sempre levando em consideração o conceito de sustentabilidade, os pequenos produtores estão melhorando e aprimorando o cultivo de seus cafeeiros para um mercado mais exigente, os chamados cafés Gourmets, fazendo com que um pedaço pequeno de terra e bom esforço tenham o mesmo lucro ou até mais de um agricultor que produz em uma área pouco maior.

Foto: João Maria Diocleciano

Foto: João Maria Diocleciano

Foto: João Maria Diocleciano


NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade