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Autor: TechTudo - 25/05/2018 22h10

Perguntas e respostas sobre o reembolso da Apple para donos de iPhone

Consumidores que pagaram conserto do próprio bolso vão receber R$ 300.


(Foto: Carolina Ochsendorf / TechTudo Lançada em 2017, edição vermelha do iPhone possui mesma ficha técnica

O escritório da Apple no Brasil decidiu reembolsar os consumidores que pagaram do próprio bolso para trocar a bateria do iPhone. Clientes vão receber de volta R$ 300 caso tenham realizado o procedimento em iPhone 6 ou posterior, desde que o reparo tenha acontecido ao longo dos meses de 2017.

A novidade tem a ver com a crise envolvendo a redução de velocidade nos celulares da marca. Em dezembro, a companhia veio a público para pedir desculpas e rebater as acusações de obsolescência programada. O assunto causa polêmica até hoje, e o recente anúncio da empresa da maçã levanta alguns questionamentos. Confira, nas linhas a seguir, as principais perguntas e respostas.

O que aconteceu?

Uma atualização do sistema iOS fez com que diversos modelos de iPhone ficassem mais lentos. Em resposta às críticas de fãs, a Apple informou que adotou a medida numa tentativa de evitar que os smartphones passassem por problemas mais graves, como o desligamento inesperado do iPhone.

A empresa sustenta que todas as baterias de telefones passam pela redução natural da capacidade. Especialistas confirmaram que a degradação ocorre com todos os smartphones, mas parte deles ressaltou que somente a Apple realizava a redução de desempenho.

No restante do mundo e no Brasil, a Apple optou por reduzir o preço da substituição da bateria do iPhone. Ele está fixado em R$ 149 até o fim do ano, um desconto de R$ 300 em relação ao preço original.

De quanto será o reembolso?

A Apple vai devolver o dinheiro dos clientes que pagaram pela troca da bateria do iPhone. O reembolso é de R$ 300. No site oficial, a companhia destaca que a troca deve necessariamente ter ocorrido na rede oficial da marca – a Apple Store no Rio de Janeiro ou em São Paulo; na central de reparos Apple; e nos centros de serviço autorizado.

O crédito será fornecido por meio de transferência eletrônica ou de crédito no cartão de crédito utilizado para pagar pelo serviço de substituição da bateria.


Foto: Reprodução / Apple Brasil Mensagem publicada no site oficial da Apple Brasil

Quais modelos de iPhone foram afetados pela crise da bateria?

A instrução no sistema iOS que coloca um freio quando a bateria fica mais velha está presente em celulares lançados a partir de 2014. Confira a lista:
  • iPhone SE
  • iPhone 6
  • iPhone 6 Plus
  • iPhone 6S
  • iPhone 6S Plus
  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone X

Não fazem do programa de troca: iPhone 5S, iPhone 5C e gerações anteriores.

Devo entrar em contato com a Apple?

Num primeiro momento não é necessário, pois os clientes qualificados receberão um email oficial com orientações. O contato começou nesta quarta-feira (23) e vai até 27 de julho.

A Apple Brasil orienta os clientes que não receberem email até 1º de agosto, mas que acreditem ter direito ao reembolso, a buscar a central de atendimento até 31 de dezembro. O telefone do SAC é 0800-761-0880. Também é possível falar com a empresa por meio do site oficial, onde há um chat em tempo real.

Realizei a troca da bateria numa assistência técnica “paralela”. Tenho direito a reembolso?

Não. “Substituições da bateria do iPhone na garantia não são qualificadas para esse crédito”, diz a empresa.



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