Publicidade
Autor: - 30/05/2018 16h12

Audiência pública esclarece dúvidas da população sobre Projeto de Mineração em Nova Brasilândia D’Oeste



A população de Nova Brasilândia D’Oeste teve a oportunidade de participar, na última quinta-feira (24), de audiência pública que apresentou o empreendimento denominado ‘Projeto DM1’, que objetiva a atividade de extração e beneficiamento do minério de zinco e chumbo, uma das principais descobertas da mineração brasileira nos últimos anos. O evento, realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), aconteceu na Escola Municipal Machado de Assis.

Durante a audiência pública, foram debatidos diversos temas como: geração de empregos, impostos e as modernas técnicas de extração e beneficiamento. Questões acerca do licenciamento ambiental, seguindo os padrões e normas de segurança do trabalho e respeito ao meio ambiente também foram abordadas.

A Mineração Santa Elina foi representada pelo engenheiro Caio Toledo, que falou sobre o empreendimento. A reunião também contou com apresentação da geóloga Annamaria Rizzo da Fonseca, da Tetra+, empresa responsável pela elaboração do estudo ambiental. Pela Sedam, participaram a bióloga Daniely Sant'Anna, o engenheiro de minas Péricles Monteiro Quadros, o geólogo Diego de Araújo Costa, engenheiro químico Hebert Filipe Cangussu, a veterinária Marcia Oliveira e o engenheiro ambiental João Paulo Papaleo.

A bióloga da Sedam Daniely Sant'Anna foi a mediadora da audiência pública e explicou todo o cronograma do evento. Já o engenheiro de minas da Sedam apresentou um histórico de todo processo ambiental do empreendimento junto à secretaria, destacando que todas as etapas legais previstas estão sendo cumpridas tanto pela secretaria, como pela Santa Elina.

Para o engenheiro da Santa Elina, a audiência pública foi uma grande oportunidade de apresentar o empreendimento para a comunidade. “Agradecemos a presença de todos. Conseguimos esclarecer todas as dúvidas e ressaltar, mais uma vez, que estamos aqui para somar com todos do município. A Santa Elina é uma empresa que atua na área de mineração há mais de 40 anos em vários estados, inclusive Rondônia”, comenta Caio Toledo.

“Uma satisfação participar desse debate. Momento para conhecermos mais a Mineração Santa Elina, suas responsabilidades, preocupações ambientais e sociais que estão assumindo com o município e sociedade. Acredito que estão aqui para fazer o bem para o município e desenvolver cada dia mais. A prefeitura está sempre atenta a todas as situações para que possamos fazer uma parceria para beneficiar toda população”, disse o prefeito Hélio Mendes durante participação na audiência.

Também estavam presentes o vice-prefeito Alteme Carvalho; presidente da Câmara de Vereadores, Patrocínio Cunha; e os vereadores: Elias da Saúde e Valdir da 13. Todos fizeram o uso da palavra e ressaltaram a importância da realização da audiência pública.

Após as apresentações, perguntas enviadas pela sociedade foram feitas e esclarecidas pelo engenheiro Caio Toledo e geóloga Annamaria.



NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade