Autor: Rondoniagora - 14/09/2018 19h49

Em música, banda O Retrô Ativo chama atenção para o combate ao suicídio

O clipe foi produzido em São Paulo pela produtora Geração Y.


Em música, banda O Retrô Ativo chama atenção para o combate ao suicídio

A banda rondoniense O Retrô Ativo lançou, na última semana, o clipe “A Náusea” em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida. A música foi inspirada e criada para alertar sobre a importância de debater a saúde mental, principalmente a depressão. O clipe também faz menção ao Centro de Valorização da Vida que presta apoio emocional gratuito em todo território nacional pelo número 188.

O vocalista da banda, Yves Castro, explica que a música foi inspirada após ver uma jovem com marcas de corte no pulso. “Após ela sair de perto, vi algumas pessoas comentando que aquilo era para chamar atenção, pois se tratava de uma menina ‘bem de vida’ e ela não tinha razão para ser depressiva. A partir daí surgiu a ideia, pois queria mostrar que não é dessa forma e esse tipo de atitude não ajuda em nada a pessoa. Há muito desconhecimentos e tabus sobre o assunto, que precisam ser debatidos em setembro e demais meses”, comenta.

Yves explica ainda que a banda queria mostrar como pode ser prejudicial julgar quem sofre com depressão ou outras doenças ligadas à saúde mental que podem levar ao suicídio. “Com a música e clipe tentamos falar dos preconceitos e pré-julgamentos relacionados a esse tema. Além disso, queríamos mostrar que há saídas, tratamentos e pessoas dispostas a ajudar, como o CVV”, pontua.



O clipe foi produzido em São Paulo pela produtora Geração Y, roteirizado e dirigido por Priscila Rocha e é protagonizado pela atriz Renata Rosa e participação do cantor e ator Renato Limonge. A música foi gravada no estúdio Ecos da Oca e produzida por Mateus Brasil (Projeto Rivera).

Setembro Amarelo
O mês de alerta surgiu há quatro anos no Brasil, criado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Setembro foi escolhido já que a data de 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).




NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade