Autor: Brasil escola - 11/10/2018 10h32

Por que não podemos compartilhar objetos pessoais?

Compartilhar objetos pessoais pode causar danos à saúde, portanto, devemos ficar atentos a esses hábitos simples e bastante comuns no nosso dia a dia.


Ao beber água na garrafa, esta entra em contato com a saliva, a qual contém vários micro-organismos

Muitas pessoas pensam que não há problema em dividir objetos pessoais, como um copo ou uma garrafinha de água. Entretanto, vários problemas de saúde podem ser desencadeados por esse simples gesto. Certos objetos podem conter uma série de micro-organismos causadores de doenças.

Veja a seguir alguns objetos que não devem ser compartilhados e os motivos pelos quais essa recomendação é feita:

Copos, garrafas e talheres

Várias doenças podem ser transmitidas ao se compartilhar esses objetos, como é o caso da hepatite A, herpes, amigdalite e gripe, inclusive a gripe H1N1. Esses objetos podem contribuir para a transmissão dessas enfermidades, pois neles encontramos saliva, a qual possui diversos micro-organismos.


Escova de dente

A escova por si só já é um local propício para a multiplicação de micro-organismos que podem causar doenças. Além disso, nelas são encontradas bactérias da nossa boca que são passadas para as escovas e podem formar colônias. Também pode haver sangue na escova, resultante do processo de escovação. Assim sendo, compartilhá-las pode trazer danos. A cárie, por exemplo, pode ser transmitida dessa forma.


Emprestar a escova de dente pode ocasionar o surgimento de cáries

Toalhas

As toalhas também não devem ser emprestadas, pois é possível adquirir doenças, como gripe e infecções de pele. Podemos destacar ainda doenças que são transmitidas de maneira indireta, como a infecção por HPV. Apesar de o HPV ser transmitido frequentemente por via sexual, existem outras vias de transmissão, como o compartilhamento de toalhas e roupas intimas.

Roupas íntimas

Roupas íntimas podem conter uma série de micro-organismos e estão relacionadas com várias infecções, como o HPV, candidíase e até mesmo infecções urinárias.

Escova de cabelo

Até mesmo a escova de cabelo não deve ser compartilhada. É possível adquirir piolho e alguns fungos.

Alicates, lâminas de barbear ou aparelhos que furam ou cortam

Esses objetos, por terem contato com o sangue, podem ser responsáveis pela transmissão de hepatite B, C e D e até mesmo HIV (vírus causador da AIDS).

Rímel, lápis de olho e delineador

Ao compartilhar esses produtos de maquiagem, a pessoa está sujeita a contrair, por exemplo, conjuntivite e outras infecções.


Maquiagens também podem transmitir doenças. Ao compartilhar rímel, lápis de olho ou delineador, podemos contrair, por exemplo, conjuntivite

Batom:

Também pode transmitir doenças, como herpes.

Percebemos, portanto, que objetos de uso pessoal, como o próprio nome indica, devem ser de uso exclusivo de seu dono. Não emprestar um desses objetos não significa que você não seja uma pessoa prestativa, mas sim que é uma pessoa preocupada com a sua saúde e com a das outras pessoas a sua volta.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos


NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade