Autor: Helton Simões Gomes / UOL - 03/11/2018 16h30

Até o Google caiu! Imagem engana pessoas nas redes sociais: gato ou corvo?

A polêmica nasceu após o pesquisador Robert Maguire publicar a imagem em sua conta do Twitter.


Foto: Reprodução/Twitter Corvo ou gato? Imagem tem causado polêmica nas redes sociais


Uma nova imagem com conteúdo duvidoso anda intrigando a internet. É só olhar para ela e logo surge a dúvida: é corvo ou gato? Bom, se você ficar indeciso, não pergunte ao Google, pois ele também não tem uma resposta correta para isso.

Imagens que contenham alguma ilusão de ótica são comuns na internet. Lembra do vestido? A definição sobre se ele era azul e preto ou branco e dourado esquentou diversos debates na rede. E aquela foto que fez as pessoas se pergunta se era uma porta ou uma praia mostrada na vertical?

Pois bem, a polêmica da vez é essa foto abaixo, que andou enganando até os robozinhos do Google:


Foto: Reprodução/Google


Okay, se você estiver vendo um corvo, é melhor repensar. Diferentemente de outras imagens como essa, não é difícil concluir que se trata de um gato contorcionista. Só que a foto enganou o Google, que identificou um corvo devido à posição da cabeça do felino, e isso bastou para a internet ir à loucura.

Calma, dá para explicar porque o algoritmo do Google viu corvo onde só tinha gato. A forma como o bichano torce o pescoço faz com que sua orelha pareça o bico de um pássaro. Como se trata de um gato preto, a inteligência artificia deve ter associado as duas informações e buscado em suas referências que tipo de objeto ou bicho se encaixavam na descrição. A resposta: corvo.

A polêmica nasceu após o pesquisador Robert Maguire publicar a imagem em sua conta do Twitter. Apesar de a foto ser confusa, ele não tinha dúvidas: "Esta foto de um corvo é interessante porque... na verdade, é um gato", afirmou. This picture of a crow is interesting because...it's actually a cat pic.twitter.com/




Mas, antes que você pergunte, o gato não é de Maguire. Nem a foto foi tirada por ele. Ele disse a outros usuários do Twitter que topou com a imagem em uma discussão no fórum de discussão Reddit.


NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade