Autor: Viva Bem - 06/11/2018 08h53

Tenho muita dor nas costas. Qual médico devo procurar?


"Qual médico devo procurar para tratar minhas dores nas costas?"

Quando a dor é muito aguda, o ideal é procurar um clínico geral, que provavelmente vai encaminhar você para um ortopedista ou o especialista mais capacitado para tratar o problema. É importante ressaltar que a dor lombar é um sintoma de mais de 50 doenças, por isso são diversos os médicos que podem tratá-la.

No entanto, se o incômodo é crônico (dura mais de 3 semanas), é importante ir diretamente ao ortopedista. Isso porque a maioria das dores são lombares (80%), no fim das costas, um problema ortopédico. A grande causa das dores ortopédicas é a má postura, que atinge 75% da população. A postura inadequada pode inflamar o músculo, que acaba comprimindo o nervo. Mas também pode causar hérnia de disco ou até escorregamento de vértebra.

A lombalgia é tão comum que é a segunda principal causa de afastamento do trabalho no mundo. Ela ainda pode se irradiar para as pernas, tornando-se a famosa dor no ciático.

Além da postura inadequada no trabalho, onde é comum ficar mais de duas horas na mesma posição, o uso de aparelhos eletrônicos de forma errada, como na cama, é outra causa de lombalgia. É preciso fazer pausas no trabalho a cada meia hora e investir na ergonomia. A falta de atividade física também reduz a força do core (músculos que suportam e estabilizam ombros, quadril, região lombar e abdômen), o que facilita a lombalgia.

O segredo para não ter dor é ter um músculo forte. Por esse motivo, ao ser identificada uma dor nas costas ortopédica, geralmente indica-se o reforço da musculatura com fisioterapia, RPG, acupuntura, além de medicações. Após a estabilização, a atividade física deve ser constante, principalmente com pilates, para ter flexibilidade, e academias terapêuticas, para ter força. Dificilmente, de 5 a 10% dos casos, o tratamento é cirúrgico.



NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade