Publicidade
Autor: G1 - 14/06/2012 11h20
Eletrobrás reconhece erro de valores e falha na entrega de fatura em RO
Sede da Eletrobrás Distribuição Rondônia em Porto Velho

Eletrobrás reconhece erro de valores e falha na entrega de fatura em RO

Falta de mão de obra qualificada é o principal problema, diz distribuidora. Eletrobrás afirma que não haverá cortes no fornecimento de energia.


A empresa distribuidora de energia elétrica em Rondônia, Eletrobrás, reconhece erro na fatura de contas de energia dos consumidores e falha na entrega dos boletos. Mudança de empresa responsável pela leitura dos medidores é o motivo para os problemas, segundo o diretor de operações da Eletrobrás Distribuição Rondônia, Luiz Marcelo. O diretor afirma que há falhas de leitura do consumo causada pela inexperiência de funcionários recém-contratados.

Em entrevista ao G1, Luiz Marcelo conta que os Correios era o responsável pelo trabalho de leitura dos medidores de luz no estado. O contrato de licitação terminou obrigando a distribuidora contratar nova empresa. O problema, segundo Luiz, é que a nova contratada está com dificuldades com mão de obra qualificada. Faltam profissionais habilitados para executar a função. "Quando ocorre mudança de empresas prestadoras de serviço, normalmente há uma migração de mão de obra treinada e qualificada, o que não aconteceu porque os Correios possui funcionários concursados".

Ainda segundo Luiz, há dificuldades de contratação, treinamento e até permanência desses trabalhadores. Segundo o diretor de operações, durante a nova fase de restruturação, houve faturamentos realizados pela média dos últimos 12 meses e que a diferença dos valores se dá pelo acumulo de consumo. A distribuidora tem enfrentado outros tipos de situações além da falta da entrega de faturas em algumas residências. "Tem falhas na leitura, devido a esses novos funcionários estarem aprendendo".

A Eletrobrás afirma que até o fim de junho tudo deverá estar normalizado, e que por enquanto, não está realizando corte do fornecimento de energia de consumidores que estão registrando ocorrência junto ao atendimento da empresa, além do não cadastramento no nome na Serasa ou efetuando cobrança de multas e juros. Perguntado sobre a demora nos atendimentos, Luiz Marcelo disse que há pessoas trabalhando em horários diferenciados para atender a demanda. "No caso de conta que tenha sido detectada com erro de valores, em nenhum momento o consumidor irá levar prejuízos. Se ele pagou, na próxima fatura haverá descontos relativos ao que foi pago a mais, no mês anterior".



NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade