Autor: Carlos Amante - 26/04/2021 09h00

O que fazer para combater o mosquito Aedes aegypti?




O controle vetorial, tem que ser prioridade nesta luta, se quisermos ter sucessos nessa luta. A ação deve permanente no sentido se evitar os casos. Ou seja, evitar que as pessoas fiquem doentes com essas arboviroses e ainda percam tempos, confundindo as com outras viroses existentes. Aedes, é inimigos conhecido em suas formas de costumes e maneira de procriação. Basta um pouco de cuidados, para que mosquitos não faça parte de nosso Meio Ambiente.O foco sempre foi no sentido de evitar epidemias. Porém, não se pode baixar a guarda em hora nenhuma, no processo de controle e combate ao Aedes aegypti.

No entanto, a participação da população neste controle no sentido de não permitir armazenamentos de águas paradas no interior de seus quintais e respectivas residências,é fundamental. O Poder Público sozinho, sem a participação de toda comunidades, pode não suficiente, no combate ao mosquito Aedes aegypti. O Aedes, se fortalece a cada dia. Está transmite doenças, como, DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA vírus, MAYARO e até FEBRE AMARELA.

A mais poderosa ação de prevenção contra estas doenças, É NÃO DEIXAR O MOSQUITO NASCER. Os ovos de Aedes, ficam nos depósitos a espera por águas, por até por mais de um ano. Assim que entrar em contato com água, eclodem, e se transformam em larvas, pupas e em seguida, o mosquito pronto para seguir seu ciclo de vida reprodutiva, dando assim prosseguimentos a essa cadeia de contaminações. Basta cada um de nós ter um pouco mais de cuidados e saberemos facilmente o que fazer para combater esse terrível transmissor de doenças, que, muitas vezes letais aos seres humanos.

Carlos Amante



COLUNAS RELACIONADAS