Autor: Carlos Amante - 15/05/2023 15h51

O significado do lenço dobrado por Jesus Cristo


Imagem Ilustrativa


Muitos de nós, talvez, nunca havia prestado atenção a esse detalhe. “E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte”. (João 20:7). Uma tradição judaica daquele tempo, nos revelaria a mensagem real, representada por esse gesto, aparentemente imperceptível. Ocorre que, após a Ressurreição, quando o sepulcro foi encontrado vazio, esse lenço não estava caído de qualquer maneira, do lado, como estavam os lençóis, que tinham envolvido o Corpo de Jesus.

O lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado à cabeceira do túmulo de pedra. Mas, por que, Jesus dobrou o lenço que cobria a Sua cabeça no sepulcro depois de ressuscitar? Isso é significante? Sim. Para entender o significado do “lenço dobrado” é preciso entender a respeito da tradição daquela época. Quando o servo colocava a mesa de jantar para o seu senhor, ele buscava ter certeza de estar fazendo exatamente, o que seu amo desejava.

O servo se posicionava fora do ângulo da visão de seu amo. O servo não podia se atrever a tocar na mesa, antes que ele tivesse terminado sua refeição. Para mostrar que estava satisfeito, levantava, limpava os dedos, a boca e a barba e, dobrava o lenço e colocava sobre a mesa. Esse lenço dobrado sobre a mesa, dizia: “eu terminei”. Porém, se seu o amo, levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado prato, o servo jamais ousaria tocar na mesa, porque o lenço dobrado queria dizer: “eu voltarei”. Essa foi a grande mensagem que Jesus Cristo deixou a humanidade, com aquele gesto do lenço dobrado na cabeceira do tumulo, ELE disse: “Eu voltarei”, para buscar a minha igreja.

Carlos Amante



COLUNAS RELACIONADAS