Autor: Alzira Lourenço / Assessoria - 13/04/2018 19h15

Inscrições para o Encceja 2018 começam nesta segunda-feira (16)

As pessoas que fizerem o Encceja e atingiram a pontuação mínima para a certificação terão direito à isenção da taxa de inscrição do Enem no ano seguinte.



O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova gratuita realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para aqueles brasileiros que buscam uma certificação de conclusão do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental. O exame terá uma edição nacional e também uma edição no exterior para brasileiros que estejam morando fora do país.

O Inep descreve o Encceja como: “um exame para aferir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. Esses últimos incluem o desenvolvimento na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.”

O Enem e o Encceja – As pessoas que fizerem o Encceja e atingiram a pontuação mínima para a certificação terão direito à isenção da taxa de inscrição do Enem no ano seguinte.

As Inscrições – As inscrições do Encceja 2018 nacional estão previstas para começarem no dia 16 de abril e terminarem no dia 27. As inscrições do Encceja que será realizado no exterior serão abertas através deste site do Inep. Lembre-se que no momento da inscrição você precisa definir se deseja tirar a certificação para o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.

Local da Prova – Durante a inscrição, o participante precisa escolher a unidade da federação (UF) e a secretaria da instituição certificadora. Esse é o local que irá emitir os certificados de conclusão (Ensino Fundamental, Ensino Médio e parcial). Não confunda com o lugar onde irá fazer a prova.

O local de prova será disponibilizado junto com o cartão de confirmação na página do participante do Encceja no site do Inep.

Clique aqui e confira acesse as principais datas do Enceeja.



NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade