Autor: Gazeta Central - 01/05/2021 21h21

Coronafest: Morro Chico Mendes fica lotado de lixo após realização de festa clandestina; vídeo

As lâmpadas do morro foram praticamente todas destruídas. O prefeito esteve pessoalmente no morro e, com a ajuda dos bombeiros civis, realizou a limpeza do local.




O principal ponto turístico da Região Central do Estado de Rondônia, o Morro Chico Mendes, localizado próximo à cidade de Ouro Preto do Oeste, vem se tornando o point de festas clandestinas conhecidas como Coronafest, que ocorrem constantemente durante as noites e madrugadas. E como já não bastasse essas irregularidades, os participantes deixam para trás lixo espalhado por todo o local, que é considerado uma reserva ambiental municipal.

Na noite desta sexta-feira (30), madrugada de sábado (1°), como já é de costume, ocorreu mais uma festa clandestina no alto do Morro Chico Mendes (veja o vídeo clicando AQUI ou no final da matéria). Regado a muita bebida alcoólica e a som automotivo, dezenas de participantes, além de correrem grande risco de contágio de covid-19, deixaram o espaço parecendo um verdadeiro chiqueiro, com centenas de latas de bebidas alcoólicas, copos plásticos, sacolas e muito lixo espalhado por todo o local; até mesmo ao longo da via que dá acesso ao morro. Nem mesmo as lâmpadas daquele espaço foram poupas, onde praticamente todas foram destruídas.




Irresponsabilidade

Atitudes como essa é que contribuem com que os números de contágio de coronavírus tenha chegado aos 4.009 casos e as lamentáveis 113 mortes em Ouro Preto do Oeste. E é quase provável que algum dos participantes desta festa clandestina tenha perdido um ente querido para esse vírus mortal e, mesmo assim, continua insistindo em colocar a própria vida em risco e a de seus parentes e amigos, principalmente seus pais ou avos que, na maioria das vezes, estão em casa respeitando a quarentena.

Consequência

Além do risco à vida, esse tipo de atitude obriga o Poder Público, tanto estadual quanto municipal a endurecer as restrições no combate à covid-19, além de afetar diretamente o comércio local, obrigando a fecharem as portas ou limitarem o funcionamento, causando o desemprego, que pode ser até mesmo de uma das pessoas que participaram da festa clandestina.

Lixo

Um morador de Ouro Preto do Oeste, durante sua caminhada ao Morro Chico Mendes nas primeiras horas da manhã deste sábado (1°), deparou-se com uma cena que o deixou indignado em razão da grande quantidade de lixo que ficou jogada no alto do morro. Como forma de protesto, o cidadão filmou o local e postou em sua rede social, que logo viralizou.

Ao tomar conhecimento da situação, o prefeito Alex Testoni (DEM) foi pessoalmente ao local e, com a ajuda de alguns servidores e bombeiros civis, iniciou o recolhimento do lixo, o que ocorreu desde a guarida, percorrendo todo o trecho da via até o local, onde foi realizada a festa clandestina. Ainda pela manhã, todo o lixo já havia sido retirado.




Acesso ao Morro Chico Mendes

De acordo com o prefeito Alex Testoni, o acesso ao Morro Chico Mendes estava liberado das 06h às 23h, durante os sete dias da semana, conforme estabelecia o Decreto Municipal 14.410, de 18 de abril de 2021. No entanto, em razão do ocorrido de sexta-feira para sábado, Testoni determinou que o acesso fosse proibido das 20h as 06h, todos os dias da semana. A medida passou a valer partir deste sábado (1°).




NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade