Autor: Daiana Costa / Jirau Energia - 14/09/2021 17h04

Parceria entre Jirau Energia e Embrapa/RO oferece curso para cultura do abacaxi em Rondônia

O curso abordará assuntos relacionados ao plantio, tratos culturais, manejo fitossanitário, colheita e pós-colheita, mercado e comercialização.




A Jirau Energiaem parceria com a EMBRAPA /RO está oferecendo o curso sobre o sistema de produção de abacaxinos dias 22 e 23/9na modalidade online que será executado em 14 horas de curso, sendo oferecidas 95 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadasno endereço eletrônico: www.embrapa.br/rondonia onde também é possível obter a programação completa do evento.

Aatividade faz parte do projeto intitulado “Feijão com Arroz” subsidiado com recurso do SubcréditoSocial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que está em sua segunda fase, trazendo conhecimento por meio de pesquisae transferência de tecnologia aos produtores rurais com o desenvolvimento da agricultura familiarna região.

O prazo para as inscrições é até o dia 20/9, ou assim que se esgotarem as vagas. Podem participar do curso profissionais de ciências agrárias atuantes ou com potencial de atuação na cadeia de produção de abacaxi. Como também produtores, extensionistas, professores, pesquisadores e estudantes que tenham interesse no tema.

O curso abordará assuntos relacionados ao plantio, tratos culturais, manejo fitossanitário, colheita e pós-colheita, mercado e comercialização. Também serão apresentados o uso correto de indutor de florescimento na roseta floral da planta, técnica essa proporcionando um melhor planejamento da colheita por parte do produtor, além do alto índice de frutificação e o uso de novas cultivares mais resistentes e adaptadas à região.

O objetivo principal é capacitar técnicos para atuar em sistemas de produção de abacaxisuprindo a demanda de técnicas sobre o cultivo noEstado de Rondônia no qual reúne informações técnicas sobre a cultura. Assim como sensibilizar os produtores para aspectos importantes relacionados a este sistema, para que possam obter maior produtividade e, consequentemente, mais renda com esta atividade.

A cultura do abacaxi vem sendo cultivada no estado com grande potencialidade de expansão, pois se adapta bem às condições de clima e solo locais, e há grande demanda pelo abacaxi por consumidores regionais.

O Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Jirau Energia, Veríssimo Neto, informouque a parceria do empreendimento com a EMBRAPA foi firmada em 2011 e tem trazidodiversos benefícios aos produtores da região. “Nosso objetivo é fomentar também o plantio do abacaxi para atendimento à agricultura familiar e plantio comercial, melhorando a renda do produtor e,consequentemente, a qualidade de vida”, enfatizou.

Este curso é realizado pela Embrapa Rondônia em parceria com a Jirau Energia. Também faz parte do projeto Tecnologias sustentáveis para o fortalecimento da fruticultura na Amazônia – TECFRUTI, da Embrapa, uma iniciativa do Projeto Integrado da Amazônia (PIAmz), financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo BNDES.





NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade