Autor: Gazeta Central - 15/10/2021 23h32

Câmara de Ouro Preto do Oeste firma parceria com Escola do Legislativo do Estado de Rondônia

Serão disponibilizados cursos EAD e capacitação continuada aos vereadores, assessores e servidores da Câmara.




A Câmara Municipal da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste firmou, na manhã desta última quarta-feira (13), uma importante parceria com a Escola do Legislativo do Estado de Rondônia. A assinatura do termo ocorreu, no miniauditório da Casa de Leis.

A solenidade contou com a presença dos servidores da Câmara, assessores, parlamentares, além do diretor-geral da Escola do Legislativo, Fábio Ribeiro Menna Barreto que, juntamente com a vereadora presidente Rosária Helena (PROS), vereadores Robinho da Saúde (PV), Cipo de Rondominas (MDB) e Jojo da Saúde (PDT), assinou o termo de parceria.

Durante o encontro, Fábio fez uma detalhada explanação sobre a importância do projeto, que segundo o mesmo, visa dar sustentação e compartilhamento de conhecimento a todas as câmaras de vereadores do Estado de Rondônia, bem como aos vereadores, servidores e assessores.

O diretor-geral da Escola do Legislativo destacou que inicialmente serão disponibilizados dois cursos online através de uma plataforma EAD, sem nenhum custo para as câmaras: Papel do Vereador, específico para vereadores e Técnicas Legislativas, destinado aos assessores parlamentares.

Ressaltou ainda que em seguida será realizado um fórum presencial para todos os vereadores do Estado, que contará com palestrantes de renome de nível nacional, a exemplo de ex-ministros, ex-conselheiros de tribunais de contas e ex-desembargadores. Posteriormente, a Escola do Legislativo irá oferecer, através de professores, instrutores e até mesmo palestrantes, uma capacitação continuada para as câmaras.

“Com esse suporte, as câmaras terão disponíveis diariamente uma oficina para auxiliá-las em suas gestões administrativa e legislativa. Questões do dia a dia como por exemplo prestações de contas, gastos das câmaras, documentos e, dentro do processo legislativo, toda a questão da produção dos textos das novas leis, ofícios e documentos, entre outros”, frisou Fábio.

Na visão da vereadora Rosária Helena, a parceria vem agregar em muito, tanto para as câmaras, quanto para os vereadores, assessores e mesmo os próprios servidores. “Esses cursos irão capacitar ainda mais os integrantes desta Casa de Leis, o que irá proporcionar mais conhecimento para desempenhar com maior desenvoltura suas atividades cotidianas”, disse.

A presidente da Casa de Leis lembrou também que as atividades irão refletir em um melhor atendimento ao cidadão e uma prestação de serviço com maior eficiência e menor custo e quem ganhará com isso tudo é a sociedade como um todo. Na oportunidade, Rosária Helena em nome do diretor-geral da Escola do Legislativo, Fábio Ribeiro Menna Barreto, agradeceu ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE/RO), deputado Alex Redano (Republicanos), pela parceria e apoio.

Fábio informou que a previsão para início dos cursos é para o mês de novembro e que o fórum provavelmente será realizado na primeira semana de dezembro. Caso não ocorra, irá acontecer em fevereiro, no retorno das atividades legislativas de 2022.





NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade