Autor: Gazeta Central - 02/12/2021 23h00

Mais de 4 mil pessoas ainda não tomaram a 1ª dose da vacina contra covid-19, em Ouro Preto do Oeste

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, aproximadamente 3.338 pessoas também não retornaram para tomar a 2ª dose.


Foto: divulgação


A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, apresentou um número preocupante no tocante à campanha de vacinação contra a covid-19 no âmbito municipal, uma vez que os dados mostram que aproximadamente 4.342 pessoas com idade acima de 12 anos ainda não tomaram a 1ª dose do imunizante e 3.338 ainda não retornaram para receber a 2ª dose.

Mesmo com a massiva campanha de vacinação que vem sendo realizada diariamente no município e o risco de morte por covid-19 de até 16 vezes mais nas pessoas não vacinadas, mostrado por especialistas, não estão se convencendo 14% da população ouro-pretense acima dos 12 anos, a se imunizarem com a 1ª dose, bem como 11,3% não retornarem para receber a 2ª dose.

Conforme os dados apresentados pela Vigilância Epidemiológica Municipal, até o dia 1° de dezembro foram vacinadas com a 1ª dose 25.146 pessoas (86%) e com a 2ª dose, 21.808 pessoas (74%) e na 3ª dose (dose de reforço), 3.222 pessoas (11.3%).

De acordo com o assessor especial responsável pela SEMSAU, Sidônio José da Silva, o aumento do número de casos nos municípios de Rondônia e o risco de uma nova onda de covid-19 no Brasil e a chegada da nova variante do coronavírus, reforça ainda mais a importância da vacinação principalmente da 1° dose e a complementação do ciclo vacinal com a 2ª dose e a dose de reforço.

“Para conter os riscos e evitar ou diminuir o impacto de aumento de casos e, principalmente, de mortes, a população precisa se conscientizar da importância de ser vacinada contra a covid-19, vez que o imunizante produz anticorpos contra o vírus, impossibilitando à pessoa imunizada de ter a forma grave da doença”, alertou o assessor especial.

Vacinação

O município vem intensificando a campanha de vacinação ofertando a vacina de segunda a sexta em vários pontos da cidade. Neste sábado realizará o Dia D de vacinação contra a covi-19, que será realizada das 08h às 16h no Ambulatório Municipal de Especialidades – AME, localizado na avenida Daniel Comboni, bairro Jardim Tropical, no centro da cidade. Serão disponibilizados todos os imunizantes e serão aplicadas a 1ª, 2ª e 3ª dose (dose de reforço).

Segundo a SEMSAU, o número de habitantes foi obtido através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE onde consta no município de Ouro Preto do Oeste uma população de 29.488 habitantes, acima dos 12 anos.


NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade