Autor: Assessoria - 07/09/2023 15h59

Encontro Regional de Apicultores acontece dia 30 de setembro em Ji-Paraná

O evento tem como objetivo organizar, fomentar e promover a tecnificação e a alta produção de toda a cadeia melífera do estado.


Imagem: Dmytro Glazunov / Pexels


No dia 30 de setembro de 2023, das 8h30 às 17h30, será realizado um Encontro Regional sobre a cadeia produtiva do mel no Auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), em Ji-Paraná-RO.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre os Sindicatos dos Produtores Rurais de Rondônia, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia - FAPERON e o SENAR-RO, com a colaboração do SICOOB Centro, que fornecerá informações sobre linhas de crédito para os apicultores.

Novo Marco Regulatório da Apicultura

O principal objetivo deste encontro, promovido pelo SENAR e seus parceiros, é organizar, fomentar e promover a tecnificação e alta produção de toda a cadeia melífera do estado, especialmente após a promulgação da nova lei de incentivo e produção apícola no Brasil em 26/07/2023. Essa legislação visa proporcionar um maior estímulo à atividade apícola, reconhecendo seu potencial econômico e sustentável.

Foco na Região Central de Rondônia

O Encontro Regional tem um alcance mais amplo do que inicialmente esperado. Embora seja realizado em Ji-Paraná, o evento contempla a participação de apicultores de toda a região Central do Estado e faz parte de um programa de 5 encontros estaduais, sendo que já foram realizados encontros regionais em Cacoal em 01/07/2023 e em Vilhena em 26/08/2023. Seguindo o cronograma, o próximo será em 30/09/2023 em Ji-Paraná, seguido por Ariquemes, com data e local a serem definidos, e, finalmente, o último dos cinco encontros em Porto Velho em dezembro.

Fortalecimento da cadeia produtiva do mel

Com o intuito de fortalecer e organizar a cadeia produtiva do mel em todo o estado de Rondônia, o evento possui objetivos específicos bem definidos. Os organizadores buscam proporcionar um espaço propício para a troca de conhecimentos e experiências entre os apicultores locais e nacionais, assim como fornecedores do setor e a participação de outros órgãos reguladores, de controle e inspeção sanitária, como IDARON, MAPA e outras agências no âmbito municipal e estadual.

Vagas Limitadas

As vagas para o encontro são limitadas, totalizando apenas 150, com inscrições disponíveis através de um formulário eletrônico. Isso garante uma interação de qualidade entre os participantes e palestrantes, permitindo discussões mais aprofundadas e trocas de experiências de maneira mais direta.

Cooperativa em Pauta

Uma etapa fundamental do evento é a criação de uma diretoria provisória, responsável por avaliar a viabilidade de uma cooperativa de apicultores. Essa iniciativa poderá fortalecer a atuação conjunta e ampliar a capacidade de negociação dos apicultores na região com grandes mercados internacionais.

Conhecimento Técnico ao Alcance

De acordo com Valcimar Gomes, um dos representantes do SindRural e SENAR em Cacoal, RO, o evento também apresentará palestras com foco em conhecimentos técnicos e científicos relevantes para a apicultura.

Inscrições Abertas para um Futuro Apícola Promissor

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas através deste link: Inscrições

Este evento representa uma excelente oportunidade para apicultores e entusiastas da região se envolverem com as melhores práticas, novas ideias e potenciais colaborações que podem impactar positivamente a produção melífera regional.

Participem!



NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade