Autor: Gazeta Central - 28/11/2023 14h54

Ouro Preto: inscrições para Processo Seletivo do Programa Jovem Aprendiz acontecem nesta quarta (29) e quinta (30) no CRAS

A prova será aplicada neste domingo, 03/12, das 08h às 12h, na Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino.





A Câmara Municipal de Vereadores da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, conforme o edital n° 001/2023, comunica que as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação especial para o Programa Jovem Aprendiz ocorrerão nesta quarta-feira, 29/11, e quinta-feira, 30/11, das 08h às 11h50 e das 14h às 17h, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, situado na rua Itamauru Góes de Siqueira, n° 821, no bairro Jardim Aeroporto I.


Conforme o edital, a prova está agendada para este domingo, 03/12, das 08h às 12h, na Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino, localizada na rua Juscelino Kubitscheck, n° 125, no bairro Jardim Tropical. Em relação às vagas, está prevista o preenchimento de, no mínimo, 14 vagas, incluindo para Pessoas com Deficiência (PCD), além da formação de cadastro reserva.

Os critérios fundamentais para participar do Processo Seletivo Simplificado do Programa Jovem Aprendiz incluem ter entre 14 e 17 anos no momento da contratação (que completarão 18 anos após novembro de 2024), estar matriculado em instituição de ensino regular, supletivo, faculdade ou curso técnico, e residir no município de Ouro Preto do Oeste.

Alguns dos conteúdos a serem estudados abrangem:


• Português: interpretação de textos, ortografia, acentuação, crase, fonética, termos da oração (sujeito, predicado, etc.), concordância, regência e pontuação;
• Informática básica: conhecimentos em hardware, software e sistema operacional;
• Informações sobre a Câmara de Vereadores;
• Legislação Federal e Municipal do aprendiz;
• História do município;
• Prática em redação.
O contrato de aprendizagem terá uma duração determinada, com um período mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses consecutivos. A remuneração corresponderá a meio salário mínimo. A jornada de aprendizagem será de 20 horas semanais, divididas em 4 horas diárias, abrangendo atividades teóricas e práticas.

A vereadora presidente, Rosária Helena, expressou seu entusiasmo em relação ao Programa Jovem Aprendiz. A parlamentar destacou a singularidade da oportunidade que o programa oferece aos jovens de Ouro Preto do Oeste, permitindo que desenvolvam habilidades profissionais enquanto continuam seus estudos.

Com convicção, a vereadora ressaltou a crença de que investir na formação desses jovens é uma contribuição valiosa para o futuro da comunidade, não apenas preparando-os para o mercado de trabalho, mas também fortalecendo a base educacional do município. Ela enfatizou o apoio unânime de todos os vereadores, destacando o comprometimento da Câmara Municipal em transformar o Programa Jovem Aprendiz em uma realidade concreta, que beneficiará tanto os jovens quanto a cidade como um todo.

O processo seletivo será coordenado e conduzido pelo Grupo de Voluntários de Ariquemes e Região (G.V.A.R.), com o apoio da Câmara Municipal, em conjunto com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).


NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade