Autor: Idaron - 01/08/2024 08h04

Idaron realiza inquérito epidemiológico para avaliar a prevalência da Brucelose e da Tuberculose bovina em Rondônia

Os estudos serão realizados em 925 propriedades, em todo o estado, com amostragem de cerca de 20 mil bovinos.


Imagem: Idaron


Nesta semana, a partir do dia 1º de agosto, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) dará início ao inquérito epidemiológico que avaliará a prevalência da Brucelose e da Tuberculose bovina no estado. O objetivo é avaliar os níveis das duas doenças em território rondoniense.

A iniciativa, que integra as ações de defesa sanitária desenvolvidas pela Idaron, será realizada em todos os municípios de Rondônia e conta com a participação de 40 equipes da Agência, com apoio do Fundo Emergencial da Febre Aftosa do Estado de Rondônia (Fefa). Aproximadamente 10 mil animais serão amostrados para Brucelose e 20 mil testados para Tuberculose.

“Por se tratar de doenças que afetam também os humanos, a Brucelose e a Tuberculose representam grave ameaça a saúde pública, além de afetar a produtividade do rebanho, causando impactos negativos na economia, especialmente ao produtor rural, por isso se faz necessário esse tipo de atividade. Ou seja, é um trabalho positivo de interesse sanitário para maior valorização da pecuária”, explica o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

A atividade será desenvolvida em 925 propriedades rurais. “A medida terá como alvos fêmeas bovinas e bubalinas destinadas à reprodução, a partir dos 24 meses de idade”, explica o coordenador estadual do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), Adelmar Rocha.

Para escolher as propriedades que serão visitadas pelos profissionais da Idaron, foi realizado sorteio aleatório, conforme metodologia definida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). “Os médicos veterinários da Agência Idaron realizarão as coletas de sangue para os testes de brucelose e inoculação de reagentes cutâneos (tuberculinas) na pele do animal, para os testes de tuberculose. Com o resultado final do estudo epidemiológico, a Idaron aperfeiçoará os critérios adequados para controle sanitário, visando a erradicação da Brucelose e da Tuberculose”, enfatizou o coordenador técnico da Idaron, Walter Cartaxo.


NOTÍCIAS RELACIONADAS



Publicidade