Autor: Carlos Amante - 07/02/2023 11h59

Ausência de Saneamento Básico, trará sempre perigos por contaminações


Foto: Instituto Trata Brasil / Agência Senado


Tais deficiência, nos direciona a acreditar em uma máxima, que existem nosso meio, que diz: “Políticos não gostam desse tipo de obras, porque fica debaixo do chão”. No entanto, é fato comum, ver bairros inteiros, com bons asfaltos e com boas visibilidades e poucas preocupações com as redes de escoamentos de esgotos e águas pluviais, por consequências, com tempo leva toda pavimentação asfáltica e, todos os investimentos financeiros de nossos impostos dessem para os ralos. Ausência de Saneamento Básico, trará sempre perigos por contaminações direta dos lençóis freáticos mananciais e poços amazonas.

Um grande problema de saúde pública, são as fossas, depositando toneladas de dejetos humanos no solo, todos os dias. Apenas um grama de fezes, podem conter cerca de 10 milhões de vírus, 01 milhão de bactérias, ou até 1000 parasitas e coliformes fecais e outros. São inúmeras as doenças veiculadas por água contaminadas, tais como, diarreias infecciosas, Cólera, Viroses gastrointestinal, Bactérias, Escherichia coli, Salmonellas, Shigella, Campylobacter pylori, Chlamydia trachomatis, Yersinia enterocolítica, Vibrio vulnificus, Leptospirose, Hepatite A, Esquistossomose, Parasitoses em geral.

Águas acumuladas, transmitem, Chikungunya, Dengue, Mayro, Zika vírus, Febre Amarela e Malária. São doenças endêmicas transmitidas por picadas de mosquitos. Dengue é uma doença perigosa, tem sido causa de muitas internações e morte de muita gente, país a fora. Medidas de saneamentos e cuidados, podem evitar perdas de vidas importantes. O momento é bom para uma reflexão cuidadosa, sobre esta situação. A presença de políticas públicas e projetos consistente de saneamentos básicos, seria a solução.

Carlos Amante



COLUNAS RELACIONADAS